terça-feira, 29 de março de 2011

O realismo da vida no Evangelho

“E abrindo Jesus sua boca, os ensinava dizendo: Bem-aventurados são os que choram, porque serão consolados” MT. 5   
Fico impressionado com o realismo presente no Evangelho de Jesus. Tudo que ele ensinava estava inteiramente relacionado às vivencias humanas, ao contrário do que anunciam as teologias e doutrinas religiosas do nosso tempo, que perverteram o conteúdo essencial do
Evangelho, e o tornaram frio, mecânico e desumano.Historicamente, houve um processo de falsificação instaurado sobre a essência do Evangelho, uma espécie de véu fantasioso-religioso, que cega o
entendimento das pessoas e as transformam em incrédulas diante das verdades do Evangelho. E cegas permanecem, porque foram cegadas pelo deus desse século, a pior de todas as potestades: A religião.

Entendo o realismo do evangelho não como conceito, mas como a própria vida sendo exposta aos nossos sentidos, manifestada aos nossos olhos e ouvidos, ao tato e às percepções psíquicas, com sabores, cores e sensações que a vida provoca em nós, porque o Verbo, segundo o Evangelho, se fez carne!  Armou tenda entre nós, e se fez presença viva. ‘’Emmanuel, Deus conosco’’ 

A palavra de Deus, e Deus em sua palavra, ganhou significados humanos e imediatos em Jesus, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, para que o mundo, depois de reconciliando com Deus, também se reconciliasse consigo pela luz da graça de Deus, posto que Deus se fez carne para que todo aquele que nele crê, aprenda a viver a plenitude da vida, em amor, e tenha a vida eterna.

No entanto, a religião continua cumprindo o seu papel, Separando pessoas em nome da “fé”, arrancando de seus corações a liberdade, e, portanto, o amor. E em nome de seus dogmas e doutrinas, oprimindo o próximo e falsificando tudo aquilo que é verdadeiro e singular na vida humana, distorcendo as percepções, criando máscaras, transformando relações humanas em relações superficiais e opressivas, onde um se torna personagem do outro, escravo do outro, dono do outro, algoz do outro!

A religião tornou a verdade em mentira! E por mais que ela confesse com a boca, aquilo que anuncia com toda a sua ostentação de falsa piedade, em seu interior, no entanto, o sangue que corre em suas veias é o sangue do escândalo, da santidade opressora, da perversidade maquiada. E todos aqueles que se colocaram sob sua tutela tiveram os seus sentidos endurecidos, porque até hoje, o mesmo véu antigo está posto sobre seus olhos, impedindo-os de viverem pela graça de Jesus.

Então Como encontrar cura para esse mal? Todo aquele que crê será curado, assim como todo aquele que chora será consolado, E é justamente nesse ponto, onde o Evangelho se mostra com todo o seu realismo, porque todos os ensinamentos de Jesus nos lançam na direção da vida, nos remetem na direção do próximo, de maneira que o Reino de Deus é essa consciência da graça no coração de cada um de nós. “Deus estava em cristo reconciliando consigo o mundo’’, não imputando aos homens as suas transgressões, para que os homens se reconciliassem consigo e vivessem na liberdade do amor e na esperança da glória de Cristo.

E é sobre o chão dessa graça onde Jesus nos ensina que todo aquele que chora é um bem-aventurado, porque será consolado! Ou seja, todo aquele que sente dor, vive na esperança da consolação, que se torna realidade quando firmada no coração. Portanto, todo aquele que expressa dor a vive em seu momento próprio, conforme a necessidade da alma. Aquele que não nega o que sente sua alma, mas confessa sua dor, vive o processo de consolação, de libertação e de cura. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Liberdade é a luz que se manifesta pelo conhecimento da verdade. Quando isso acontece entramos em um processo de autoconhecimento, e esse conhecimento nos lança na direção de Deus, que nos cura. 

POR RAFAEL J. PERREIRA

3 comentários:

  1. o interessante é que Jesus não nos prometeu um mar de rosas, mas garantil que os que choram é que serão consolados... fico feliz que ainda existam pessoas que não se corromperam com o deus desse século, assumem que são gente de carne e osso e não negam que são humanos...

    ResponderExcluir
  2. Pra mim esse artigo nos mostra a verdade nua e crua que as pessoas ainda cegas pelo entendimento desse mundo não entenderão....peço todos os dias para que Deus me dicernimento pra que eu possa amar e viver o evangelho puro e simples e não ser um idolatras das minhas vontades...parabens Rafael..belissimo artigo..

    ResponderExcluir
  3. É realmente impressionante o realismo do evangélio aplicado-se na vida humana, tal artigo me fez ter uma dimensão maior desses aplicativos. Observo que hoje existem várias pessoas dissimulando as suas emoções por diversas razões, porém o motivo principal,creio eu, está na busca se mostrar ser um indivíduo sem problemas. Entretanto, Jesus relacionava-se principalmente com pessoas problematicas, com diversos estigmas sociais, com necessidades materiais, espirituais e psicológicas. Portanto, chorar e expressar suas dificuldades é terapêutico, não as diciplinas que são outorgadas pelos doutores da lei depois que as pessoas dão esse passo para cura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...