segunda-feira, 21 de março de 2011

O Caminho Da Salvação

Um dos maiores questionamentos das pessoas no mundo todo é: o que fazer para ser salvo?  Apesar de ser um tema bem atual, não é de agora que os homens buscam respostas sobre a forma que o reino de Deus seria alcançado.



 Segundo a bíblia em João 3: 1-12, um homem chamado Nicodemos procurou Jesus para obter respostas a respeito desse tema, o mestre
respondeu que era preciso nascer de novo, não de forma carnal, mas da água e do Espírito. Seria essa a receita para a salvação? Entendo que sim, porém existe um problema, a cada dia surgem milhares de denominações evangélicas, cada uma com sua doutrina, cada uma com sua verdade, cada uma com uma forma diferente de ensinar o que seria um novo nascimento genuíno. Lembro agora de um irmão que me falou se eu não passasse a andar de calça eu não seria salvo, pois seu pastor afirmou que ‘’crente’’ que anda de bermuda não herdaria o reino dos céus, isso gerou um sério questionamento em mim, se existem inúmeras igrejas e diversas formas de interpretar a bíblia, qual seria a certa? E se existe uma igreja certa, o que acontecerá com os membros de outras igrejas? Serão salvos?
As diferenças doutrinárias entre igrejas têm provocado uma verdadeira guerra de mídia entre elas, com a finalidade de atrair mais membros dizem: venham! Aqui é a igreja certa, aqui é o local da salvação, mas o interessante é que Apesar de cada uma possuir suas particularidades doutrinárias, todas revelam uma tendência de ensino levando a um contexto de causa e efeito, afirmando que Deus recompensará os bons e castigará os maus, condicionando a salvação ao que as pessoas fazem ou deixam de fazer. O fato é que pela lei, seja ela moral ou cerimonial, ninguém foi salvo, nem tão pouco pela lista de Paulo em gálatas 5: 19-21, afinal, Quem nunca foi a um rodízio e comeu além do que seu corpo necessita gerando o pecado da glutonaria? Quem se arrependeu das fatias de pizza a mais ou dos pedaços de picanha que foram devorados com a intenção de dar prejuízo ao dono do rodízio?
A salvação não veio pela lei, nem tão pouco pela lista de Paulo, Deus revelou em João 3: 16, de forma clara, o seu plano de salvação, ou seja, apenas creia que Jesus é o filho de Deus e terás a vida eterna. Um exemplo prático de como o plano da salvação funciona se encontra em Lucas 23: 39-43, Um ladrão que depois de toda uma vida no pecado, tudo que precisou fazer para ser salvo foi dizer ao mestre: lembra- te de mim, Por trás desse pedido a Jesus estava implícita a firmação: eu creio que és o filho de Deus e que o senhor pode me salvar. A verdade estava posta, o caminho da salvação se revelou apenas como o caminho do crer em Jesus, pois não havia tempo de uma mudança comportamental, ele não teria uma chance de descer da cruz e começar a praticar boas obras, o ladrão precisou se jogar na graça de Deus revelada em seu filho na cruz.
Diante disso me atrevo a dizer que o novo nascimento não tem relação com os adestramentos impostos pelas igrejas, mas é o surgimento de uma nova consciência que passou a crer no salvador, porém isso nunca acontece de forma passiva, ninguém crê em Jesus de forma sincera e permanece o mesmo e isso não tem ligação alguma com a lei, pois quando um jovem procurou Jesus afirmando ser um cumpridor da lei isso não foi o suficiente para seguir o nazareno. De forma paradoxal, crer em Jesus e usufruir de sua graça é ir para além da lei, afinal ele disse: a vossa justiça tem que exceder em muito a dos fariseus, a lei diz: não mate! A graça diz: não fale mal do seu irmão por que se assim for você o estará matando, a lei diz não adultere! A graça diz: não olhe para alguém, que não seja seu companheiro ou companheira com desejo sexual, pois assim você já estará adulterando.
A lei diz: não faça isso! Não faça aquilo! molda o seu exterior.
A graça de Jesus diz: sim! Ame as pessoas!  Cria uma nova pessoa.
Crer em Jesus gera não somente a salvação da condenação do pecado, mas também o amor pelo próximo, nos salvando de nosso próprio egoísmo, e de forma serena e verdadeira, nos torna melhores do que somos, seja para a vida ou para a eternidade.

POR LEO NASCIMENTO

3 comentários:

  1. hei brother muito bom adorei kara ...

    ResponderExcluir
  2. Cara de forma explicita e clara vc colocou em pratos limpos um pouco sobre um assunto tão abrangente que mostra a sincerida do crer somente nele e deixar o restante por conta do espirito...vc como sempre me supreende..

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei de verdade....
    q DEUS abençoe a cada dia....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...