sexta-feira, 20 de maio de 2011

A DIREÇÃO


O avanço do intelecto consiste na visão mais clara das causas, visão que prescinde de diferenças superficiais. Para o poeta, para o filososofo, para o homem verdadeiramente são, todas as coisas são favoráveis e sagradas, todos os acontecimentos vantajosos, todos os dias santos, todos os homens divinos, pois o olhar fixa-se na vida e desconsidera a circunstância. Toda substância química, todo vegetal,
todo animal em seu crescimento ensinam a unidade da causa e a variedade da aparência.

Nesse momento a visão de mundo  que tenho aponta pra mim uma direção que não posso prever, apenas posso tentar entender que todas as coisas são passageiras, sentimentos bons e ruins, circunstâncias boas e ruins, altos e baixos, vitórias e derrotas, amores e
amizades, mas a vida vai nos mostrando que todo dia é santo e todos os acontecimentos são realmente favoráveis, pois para o homem maduro todas as coisas cooperam pro bem, independente da configuração que ela se encontre.

A existência é breve, mas nos dar a oportunidade de viver cada segundo degustando o prazer que cada ocasião nos traz. A vivencia vai nos dando amadurecimento e assim caminhando para um ideal que poucos entendem...viver em paz com todos os homens.

Não existe algo que traga tanta satisfação e prazer do que respeitar e viver em harmonia com o outro, tentando amar de maneira "incondicional”. Uma tarefa árdua e complexa, mas contra o amor não existe lei. Foi assim que o mestre nos ensinou a entender a vida de maneira poética ao ponto de transformar a própria miséria em poesia: "as raposas tem covis e os pássaros têm seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".

Vivendo apenas dia após dia, porque basta cada dia seu próprio mal e bem. Vivendo em constante avanço intelectual para de fato compreendermos o reino de Deus de forma simples e clara.

POR DIEGO HAND

4 comentários:

  1. "Vivendo em constante avanço intelectual para de fato compreendermos o reino de Deus de forma simples e clara."

    Paulo fala sobre conhecer o que excede o entendimento e sobre compreender o incompreensível! Como se o que você chama de "avanço intelectual", em Paulo fosse a consciência da limitação...saber que não alcança.

    ResponderExcluir
  2. "Nesse momento a visão de mundo que tenho aponta pra mim uma direção que não posso prever"

    mais do que nunca esse é o sentimento que carrego no meu coração. não POSSO prever a direção, mas ao mesmo tempo, estranhamente, sei porque sinto, que estou caminhando por sendas eternas que me conduzirao à iluminação do sentido de todas as coisas que por hora, eu só as vejo em parte. (1co13) que maravilha podermos compartilhar desse pão juntos! Deus te abençoe meu mano.. Rafael

    ResponderExcluir
  3. Esse é o verdadeiro sentido do carpe diem, tão falado como se represnetasse a fruição absoluta de todas as coisas imediatas, mas que na verdade é compreender nossa limitação ontológica e a partir disso, e apesar disso, viver cada momento em toda a sua intensidade...gostei, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. KELYANE RODRIGUES - Diego vc estava bastante espirado nesse texto!
    Tudo na nossa vida tem seus altos e baixos como vc escreveu. Deus permite situação desagradável em nossas vidas para que voltemos e percebemos que somos totalmente dependente dEle a toda e qualquer situação. os momentos bons são para agradecer a boa e perfeita vontade e misericórdia que Ele tem por nós!
    "Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado, com a vida eu to de bem.”

    bjão Diego <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...